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Livro de reclamações

  • Flávia Frazão Marrocos de Araújo
  • 9 de fev. de 2015
  • 1 min de leitura

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O livro de reclamações e sugestões é um importante canal de comunicação entre o síndico e os moradores. Sua principal função é relatar ao síndico ocorrências cotidianas que demandem providências, bem como reclamações de moradores e informações sobre o eventual desrespeito às normas internas, buscando contribuir para uma gestão condominial mais eficiente. Além disso, o livro evita o contato direto entre condôminos, no caso de queixas e reclamações.


As reclamações, críticas ou sugestões devem ser registradas de forma objetiva e visando os interesses comuns do condomínio. O livro é uma ferramenta importante, pois cria um histórico do convívio entre os condôminos, refletindo uma percepção real dos bons e maus vizinhos.


Apesar de não existir uma obrigatoriedade legal, os registros podem servir como prova formal, caso um problema se agrave a ponto de parar na Justiça. Nesse sentido, é fundamental preservar a idoneidade e veracidade do documento, função atribuída ao síndico, gestor do livro.


É por isso que o livro do condomínio é uma ferramenta importante para solucionar as relações entre os condôminos. Todo condomínio precisa ter um livro de reclamações.

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