Alugar apartamento: o que pode dar errado?


Um dos momentos mais importantes de nossas vidas é quando escolhemos o lugar onde iremos morar. Seja de forma temporária ou permanente, o fato é que aqueles metros quadrados serão o que muitos chamam de “lar, doce lar”, um espaço contra as intempéries, estresses, engarrafamentos e desconfortos.


Mas você sabe quais cuidados deve ter na hora de alugar um apartamento? Separamos algumas situações às quais é necessários prestar atenção para que o sonho de ter um espaço só seu não se transforme num pesadelo! Confira:


Localização

Às vezes um prédio está localizado num local aparentemente fantástico. Rua arborizada, próximo do comércio, bairro seguro, etc. A visita com o corretor foi fantástica, mas logo no final do encontro, a caminho do elevador, você ouve o som inconfundível do temporal. A chuva torrencial em poucos minutos transforma aquele lugar, antes quase paradisíaco, em um rio lamacento. A garagem, no subsolo, alaga de forma inacreditável. E pensar que você quase fechou negócio.


Portanto, atenção. Faça uma lista de possíveis aspectos negativos e se informe com o corretor, vizinhos de área e na internet. Colégios grandes no entorno, índices de violência, polo de barzinhos que ficam abertos a noite inteira são alguns dos itens que fazem uma grande diferença na hora de eleger o imóvel perfeito para alugar.


Condições do imóvel

Uma vista maravilhosa, tomadas abundantes em todos os cômodos, pias novas, chuveiros idem. Pronto, você achou o que estava há tanto tempo procurando para alugar. Só que você não sabia que a vedação das janelas estava velha e, na chuva, todos os cômodos alagam. Assim como a parte elétrica e hidráulica, com tomadas estourando e tubulação entupida. E como isso já vem acontecendo há um tempinho, o porcelanato começou a se soltar.


Para evitar esse tipo de problema, você pode contar com a avaliação de profissionais (engenheiros, arquitetos, eletricistas, bombeiros hidráulicos) para fazer um parecer das condições do imóvel antes de fechar o contrato. Olhos treinados e ferramentas certas permitem que você possa negociar problemas já existentes e evitar dores de cabeça — e altos gastos.


Condomínio

Churrasqueira, piscina, academia e espaço gourmet e o prédio ainda parece ter uma manutenção impecável. Eis o apartamento mais do que perfeito para você e sua família alugarem. Só que, antes de assinar o contrato, é melhor ter calma e pesquisar um pouco mais. O síndico deve informar se existem dívidas ou problemas com o prédio ou apartamento. Uma boa forma é consultar as últimas atas das reuniões de condomínio para se certificar que tudo está correto.

Outra pessoa que vale a pena consultar é o zelador. Em uma conversa é possível saber se as crianças são educadas, se existem brigas entre condôminos ou outros estresses que valem a pena ser evitados.


Contrato de locação

E caso você já tenha encontrado o apartamento certo para alugar, tendo a certeza de que este é o imóvel mais adequado, lembre-se de que assinar um contrato é um compromisso. Portanto, não tenha medo (e nem preguiça) de ler com atenção e consultar um advogado para esclarecer quaisquer dúvidas.


A boa negociação é sempre aquela que busca o equilíbrio entre ambas as partes, locador e locatário.


Lembre-se de que a função do corretor de imóveis é sempre de ajudar você a encontrar o imóvel certo. Aproveite e tire todas as suas dúvidas, não hesitando em perguntar sobre os problemas. Afinal, nada é perfeito e o profissional ético sabe que sua função é sempre ser honesto. Faça a sua parte: pesquise, pergunte, analise para poder sorrir a cada vez em que pensar no seu apartamento.


Alguma coisa já deu errado com você ao alugar um imóvel? Deixe sua avaliação e conte sua experiência para nós!


Fonte:

http://www.imovelrapido.com.br/blog/alugar-apartamento-o-que-pode-dar-errado

Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags