Quando o aluguel vale a pena?


A escolha entre comprar uma casa ou alugar é uma das mais importantes decisões financeiras que muitos adultos podem tomar. Muitas vezes, ter uma casa própria pode ser considerado uma grande vitória, mas há momentos e situações quando pode ser bastante vantajoso pagar um aluguel.


Não tenha custos de manutenção


Quando se é proprietário de um imóvel, é preciso lidar com algumas circunstâncias imprevistas e que podem acontecer com qualquer um, como infiltrações ou problemas na parte elétrica. A coisa toda fica por conta do dono da casa, é claro, se o inquilino não tiver culpa alguma e não houver colaborado para piorar o problema. Em geral, os custos de manutenção e as contas de reparo são bancados exclusivamente pelo senhorio, bem como as despesas de renovação dos espaços do lugar, o que às vezes podem significar gastos bastante expressivos.


Considere quanto tempo você pretende ficar no local


A compra de um imóvel tende a ser bem melhor quando existe um planejamento para se ficar no bairro por muitos e muitos anos. Se você está na cidade por conta de estudos na faculdade ou foi transferido de trabalho por pouco tempo, quer ficar perto de seu local de emprego até organizar melhor sua vida ou quer morar sozinho até ter mais dinheiro para comprar uma casa ou apartamento melhor, o aluguel será uma grande escolha.


Você não tem tanto dinheiro para dar de entrada


O aluguel também é útil para que você tenha mais fôlego financeiro para dar uma boa entrada na hora de comprar um imóvel melhor. Nesse caso, vale a pena pesquisar bastante e morar de aluguel em um lugar no qual você não gaste tanto, de modo que possa ter uma sobra de recursos no final do mês. Coloque essa reserva de capital em uma aplicação mais confiável e, quando tiver mais dinheiro para dar de entrada, mude-se para um imóvel comprado.


Se você ainda for solteiro ou recém-casado


Quando ainda se está decidindo os rumos da vida, o aluguel pode ser muito interessante. Não existem ainda filhos, nem tantas responsabilidades e sua carreira ainda está começando. Nesse caso, procure um imóvel pequeno para locar e adie os financiamentos da casa própria por um tempo. Quando você e sua família estiverem mais estabilizados, comece a refletir sobre a compra da casa própria.


Os preços podem estar melhores para o aluguel


O mercado imobiliário é muito volátil. Dependendo do momento econômico e da localidade, pode ser mais vantajoso alugar um imóvel do que comprar um equivalente. Lembre-se de que você não vai pagar o valor anunciado pelo imóvel, a não ser que tenha tal capital guardado: é com o valor do financiamento que você terá que se preocupar, o qual será bem maior ao final do que o valor cobrado pelo imóvel, obviamente. Muitas vezes, o aluguel da mesma propriedade pode sair mais barato do que a prestação que seria paga ao banco. Avalie com calma cada situação e tome a decisão mais acertada.


Ficar no aluguel pode ser muito interessante, dependendo das circunstâncias atuais de sua vida e do que você pretende para si mesmo em um futuro em médio prazo. E então, para você está valendo a pena pagar aluguel? Por que? Divida com a gente sua experiência!


Fonte:

http://www.imovelrapido.com.br/blog/quando-o-aluguel-vale-a-pena


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes