Deu problema no seu imóvel alugado?


Saiba o que fazer quando acontecem problemas estruturais no seu imóvel alugado. A primeira coisa é registrar a ocorrência na imobiliária, preenchendo e assinando pessoalmente o Registro de Ocorrência.


Mais conhecido como R.O., este formulário é disponibilizado pela imobiliária para você registrar problemas no seu imóvel alugado. Ele é uma comprovação de que você já informou à imobiliária sobre o problema, inclusive a data e hora do aviso.


Mas não é qualquer tipo de problema que deve ser registrado através deste formulário. O Registro de Ocorrência serve exclusivamente para registrar problemas de responsabilidade do proprietário do imóvel.


Exemplo: você mora de aluguel e começou a ter infiltração em algum cômodo do imóvel. Você então deve ir até a imobiliária para formalizar este problema. Você vai preencher o R. O.


Caracteriza-se como responsabilidade do proprietário problema no imóvel relacionados a parte estrutural, como por exemplo:


• Infiltrações;

• Estufamento de piso;

• Rachaduras nas paredes;

• Problemas no telhado.


Já os problemas relacionados ao desgaste ocasionado por uso são de responsabilidade do inquilino, como por exemplo:


• Entupimento;

• Vazamento em torneira;

• Problemas de trincos e maçanetas.


Além dos problemas causados por uso. Se o seu problema é com os vizinhos ou do edifício ou condomínio, aí o Registro de Ocorrência também não irá te ajudar. Neste caso é melhor você procurar o síndico.


Como o nome diz, o R.O. é apenas para ocorrências, ou seja, eventualidades no imóvel, vale lembrar: que sejam de responsabilidade do proprietário. Para a imobiliária, este formulário ajuda no controle dos problemas e reclamações nos imóveis, agilizando o contato com o proprietário para solução o mais rápido possível.


Assim a imobiliária consegue tomar as providências para solucionar o quanto antes este problema para você. Vale lembrar que a imobiliária não é responsável pelos respectivos consertos, ela apenas aciona os responsáveis para que estes façam a manutenção no imóvel.

Quando você faz o Registro de Ocorrência a imobiliária agenda a Vistoria de Manutenção. Esta vistoria diagnostica problema e indica o responsável por ele, que pode ser o dono do imóvel ou o inquilino.


Agora você já sabe: se mora de aluguel e aconteceu alguma eventualidade no imóvel referente à estrutura, vá até a imobiliária o quanto antes, registre a ocorrência, agende a vistoria de manutenção e solucione o problema de acordo com as orientações.


Dica: se for algo simples, não tem porque seguir estes procedimentos. Você mesmo pode consertar e evitar o transtorno de se deslocar até a imobiliária e aguardar todos os procedimentos. Melhor resolver logo e se livrar do problema, certo?


Fonte:

https://www.casagrandenetimoveis.com.br/blog/deu-problema-no-seu-imovel-alugado-2/


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags