Vale a pena reformar o imóvel que você aluga?
Nem sempre o imóvel que podemos alugar está exatamente do jeito que imaginamos, não é mesmo? E aí, dá aquela vontade de reformar a casa.
Mas calma! Se você não pretende ficar por muito tempo no imóvel alugado, não vale reformar. Afinal, você vai aproveitar pouco o novo espaço.
Além disso, temos que ficar atentos ao que podemos ou não mexer na casa. E saber quem vai pagar por isso!
Cuidado com o contrato
Em primeiro lugar, você terá que respeitar o contrato de aluguel, que é o documento que define as responsabilidades tanto do proprietário quanto do inquilino.
Geralmente, o dono do imóvel arca com mudanças como a construção de um novo quarto, mas não existe uma regra para isso. Por isso, confira o que está no contrato.
E o inquilino também tem suas responsabilidades. Ele precisa manter o imóvel nas condições em que o alugou, então todas as manutenções dentro de casa são por sua conta.
Converse!
É muito importante conversar com o proprietário. Mesmo uma mudança simples, como pintar a parede, pode dar um problemão se for feita sem a autorização do dono da casa.
Ter uma boa relação com o dono do imóvel facilita acordos. Por exemplo: se for decidido que você irá pagar a reforma, dá para negociar que o valor seja descontado aluguel.
E se ele concordar com a reforma, deverá fazer uma autorização por escrito e anexá-la ao contrato. Assim você diminui as chances de reclamação no futuro!
Fonte:
Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!