Férias: saiba seus direitos ao alugar um imóvel por temporada


Consumidor não deve pagar a locação integralmente de forma antecipada, alerta Procon-SP.


Com a chegada das férias do meio do ano, muitos consumidores aproveitam os dias de folga para viajar. Um número grande de pessoas tem optado por alugar imóveis por temporada no lugar de se hospedar em hotéis. O Procon-SP listou algumas orientações para que o consumidor não seja surpreendido ao optar pela locação.


Uma das dicas é que se deve evitar pagar integralmente a locação de forma antecipada e exigir o envio da confirmação de pagamento. A autarquia também aconselha que se guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que comprovem a transação com o fornecedor. Fique atento às dicas para que o momento de lazer não seja atrapalhado por aborrecimentos.


Aluguel de temporada: conheça seus direitos.


Prazo de locação

O prazo deste tipo de locação não pode ultrapassar 90 dias e o pagamento de alugueis e encargos podem ser solicitados antecipadamente e de uma só vez, mas o Procon-SP não aconselha o consumidor pague o valor integral de forma antecipada. Exija recibo discriminado de todas as quantias pagas.


Localização

Verifique a localização do imóvel, inclusive as condições de acesso ao local, pontos de referência e infraestrutura da região.


Vistoria

Sempre que for possível, faça uma vistoria no local, em companhia do proprietário ou representante, relacionando por escrito as condições gerais em que se encontra o imóvel. Na impossibilidade dessa inspeção, procure obter informações com conhecidos que já tenham ocupado o imóvel, não confiando apenas em fotos ou no anúncio de sites.


Contrato
O contrato deve discriminar data de entrada e saída, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem etc. Caso o imóvel seja mobiliado, devem constar a relação de móveis e utensílios, descrição e estado de conservação. Ao fim da locação, faça nova vistoria.

Pagamento
Evite pagar integralmente a locação de forma antecipada e exija o envio da confirmação de pagamento. Guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que comprovem a transação.

Locação pela internet
Se contratar pela internet, salve ou imprima as telas, busque contato com o responsável pelo imóvel e saiba que, o site que realiza a intermediação também responde em caso de problemas.

Fonte:

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/ferias-saiba-seus-direitos-ao-alugar-um-imovel-por-temporada-21557294


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags