top of page

Inquilinos devem ficar atentos na hora de alugar um imóvel


Se você é um dos cerca de 30% da população residente no Brasil que mora de aluguel, fique atento aos seus direitos como inquilino! Muitas vezes, esses direitos são pouco divulgados, mas são fundamentais para garantir uma locação segura e justa.


Em primeiro lugar, ao alugar um imóvel, você tem o direito de recebê-lo em perfeitas condições de habitabilidade. Para isso, é fundamental realizar uma vistoria detalhada, descrevendo com fidelidade todos os itens e o estado de conservação do imóvel. Essa vistoria é importante para evitar problemas futuros, como a exigência de consertos que não foram causados por você.


Caso surjam problemas no imóvel que exijam reparos essenciais, como na rede elétrica e hidráulica, o proprietário é o responsável por arcar com os custos, desde que o dano não tenha sido causado por você. Se você não for o responsável pelo dano, o proprietário não pode descontar os valores de reparo do seu aluguel.


Além disso, é importante saber que as taxas extraordinárias, como as destinadas a reformas, pintura e instalação de equipamentos, são de responsabilidade do locador. Em caso de venda do imóvel, você tem o direito de preferência e deve ser o primeiro a ser consultado sobre a compra, evitando assim que o novo proprietário despeje você do imóvel.


Caso o proprietário decida romper o contrato antes do prazo combinado, ele é obrigado a arcar com os custos de perdas e danos, caso contrário, ele pode ser multado. Já se você precisar desocupar o imóvel antes do prazo, em caso de transferência a trabalho, por exemplo, você tem o direito de fazê-lo sem pagar multa.


Agora que você já sabe mais sobre seus direitos como inquilino, fique atento e exija que eles sejam respeitados!


Fonte:


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags
bottom of page