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'Uberização' nos anúncios de imóveis muda o mercado de venda e aluguel


O mercado imobiliário está enfrentando novos desafios com a chegada de plataformas tecnológicas, que visam conectar os serviços ao cliente final. As empresas baseadas em tecnologia oferecem agilidade no processo de locação ou venda de imóveis, com a proposta de ser um espaço que une as duas pontas finais da transação imobiliária. Entre os novos modelos existentes hoje, podemos citar o UpEstate e a Quinto Andar, que conectam inquilino a locador sem a necessidade de garantias locatícias nem formalização no cartório. Já o Appzinho tem anúncios para compartilhamento de casas, além do tradicional aluguel de imóveis e quartos. Outra agência imobiliária nessa linha é a Livima, cuja proposta é o pagamento de uma taxa única para anunciar a unidade, sem cobrança de comissão.


O mercado imobiliário no Brasil é bem tradicional, e há dúvidas sobre o suporte prestado por essas empresas aos clientes. No entanto, a tecnologia tem obrigado os corretores a mudar a forma tradicional de fechar negócios. Embora esses novos modelos possam trazer inovação e agilidade, há críticas ao que se considera concorrência desleal e a insegurança para o cliente. O novo modelo também pode prejudicar o mercado e o comprador, pois não se pode lançar um preço vil e prejudicar o mercado de uma forma geral. Além disso, há uma preocupação em relação à falta de expertise dessas empresas para dar assistência durante o tempo de contrato ou para lidar com problemas na locação ou pós-venda.


Apesar disso, há um consenso de que as empresas tradicionais precisam se adaptar às mudanças tecnológicas e oferecer um serviço mais aprimorado. Ainda não se sabe qual será o sucesso desses aplicativos, mas há lugar para todo mundo no mercado imobiliário: as tradicionais e as startups. A tecnologia pode substituir o trabalho do corretor, mas a intermediação em contratos imobiliários nessas plataformas digitais ainda é imatura. As empresas precisam se atualizar em relação à tecnologia, mas é necessário manter o conhecimento da resolução de conflitos que as imobiliárias têm a oferecer.


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