Omitir aluguel no Imposto de Renda pode render multa de R$ 5 mil e prisão
O leão está esperando por você: locador e inquilino devem declarar o mesmo valor de aluguel.
Se você é um contribuinte brasileiro que vive em um imóvel alugado ou tem um imóvel locado, precisa ficar atento na hora de fazer sua declaração de Imposto de Renda. A não declaração de pagamentos de aluguel ou despesas relacionadas pode resultar em dores de cabeça sérias, incluindo multas de até R$ 5.000 e até mesmo prisão.
De acordo com o coordenador de Ciências Contábeis da UNICID, Wagner Pagliato, tanto o locador quanto o inquilino devem estar cientes de que a omissão de informações pode resultar em problemas. Quando o pagamento do aluguel é feito através de uma imobiliária, a imobiliária é obrigada a informar o valor total do aluguel e sua comissão para a Receita Federal, o que significa que o Fisco pode cruzar as informações fornecidas por todas as partes.
Para evitar problemas, Pagliato aconselha que quem paga o aluguel informe o valor total, enquanto quem recebe o aluguel informe o valor recebido menos a comissão da imobiliária.
Quem tem renda superior ao valor definido pelo governo deve fazer uma declaração de Imposto de Renda, fornecendo informações sobre rendimentos tributáveis, saldo bancário, bens adquiridos, pagamentos, doações, renda variável, entre outras coisas. Além disso, é necessário fornecer documentos como CPF, endereço atualizado, dados bancários, atividade profissional, entre outros. No site da Receita Federal é possível verificar as declarações liberadas para restituição.
Fonte:
Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!