Veja dicas para fazer um isolamento acústico residencial e evitar ruídos


Aproveitar ao máximo o tempo em casa é o que muitas pessoas desejam. Com o aumento do trabalho home office, surge também a vontade de aprender a fazer materiais de isolamento acústico residencial. Sejamos honestos, o isolamento de ruído não apenas ajuda no trabalho, mas também ajuda você a ter uma melhor noite de sono.


Prédio antigo com lajes grossas e paredes com excelente isolamento acústico. Para manter os custos baixos, algumas empresas estão começando a usar estruturas e defletores mais finos e ocos para limpar o caminho para o ruído. É comum ouvir o som da descarga da água do apartamento ao lado ou a conversa dos vizinhos.


Em julho de 2013, entrou em vigor a NBR 15.575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que especifica os níveis mínimos de isolamento para pisos, paredes, telhados e fachadas de edifícios residenciais. Os construtores devem considerar a insonorização. Mas o que você faz quando constrói sua própria casa?


Insonorização residencial é possível. Existem várias maneiras de evitar qualquer tipo de ruído. Se reformar, pode apostar em diversos modelos de portas, janelas e azulejos. Explicaremos com mais detalhes a seguir. Mas se o problema precisa de uma solução rápida, sem reformas, existem truques para manter o barulho do lado de fora, inclusive dos vizinhos de cima.


O tecido tem a capacidade de absorver sons externos. Quanto mais espesso ou quanto mais camadas tiver, melhor reduzirá o ruído. Espalhe almofadas e banquinhos no chão Se você mora em um apartamento e seus vizinhos de baixo são barulhentos, uma solução é colocar travesseiros, pufes e tapetes no chão para filtrar o barulho. Além de ajudar na decoração, com certeza será muito eficaz para o seu conforto e tranquilidade. Adote uma cabeceira na cama É feito de tecido e, melhor ainda, de estofamento, que bloqueia o som do lado de fora ou dos apartamentos adjacentes. Molduras e telas ajudam a amortecer os sons externos. Melhor ainda com pano! Aplique papel ou adesivos de parede. O adesivo ou papel utilizado, se espesso e de boa textura, é muito útil para redução de ruído. Eles atuam como um filtro para o som que passa por ele, e são ótimos para paredes que separam casas, como quartos e salas. O drywall laminado, conhecido como "drywall", pode transmitir até 30 decibéis. É o investimento mais alto desta lista, mas vale a pena para quem sofre com vizinhos barulhentos.


Se você está pensando em fazer uma reforma, temos mais dicas para evitar ruídos em sua casa. Para garantir que a casa esteja tranquila, é bom considerar isso durante a construção. Existem diversos materiais e componentes que podem absorver o som ou impedi-lo de passar de um ambiente para outro, como paredes grossas ou com mantas isolantes no interior, vidros duplos, portas e janelas bem vedadas, etc.


Exemplo: O problema de reverberação do som (eco) pode ser resolvido alterando a decoração. Vale incluir tapetes, painéis de madeira, poltronas e cortinas. Quanto mais lisa e dura a superfície, mais o som irá reverberar. Portanto, use material fofo e macio para absorver o som. Onde o ar entra, o som entra.


Para um melhor isolamento acústico, uma solução é substituir as portas e janelas por esquadrias acústicas, geralmente de PVC ou alumínio, por vidros duplos ou triplos para evitar a passagem de ruídos externos. Mas essas janelas custam muito mais do que as janelas comuns. Escolha onde comprar e preste atenção se o produto realmente oferece o selo correto. Se uma porta comercial de compensado oco for desenvolvida para entregar seu apartamento, considere pelo menos substituir a porta da frente por uma porta de madeira maciça, que é muito melhor em termos de isolamento acústico e segurança.


Se você estiver com orçamento limitado, poderá usar persianas e cortinas com tecidos grossos, como linho ou veludo, para minimizar a transmissão do som. Quando o ruído percorre as paredes - paredes mais grossas, tijolo maciço ou oco - tipo drywall - e preenche o interior com um revestimento insonorizante que bloqueia melhor o som. Mas se o ruído passar pelas paredes externas e internas, recomendam-se materiais como placas de lã de rocha, revestimentos especiais, painéis de madeira, revestimentos em gesso cartonado ou mesmo tapeçarias, que ao serem aplicadas nas paredes podem melhorar o isolamento. Vale lembrar que não adianta ter paredes e janelas bem isoladas para deixar o barulho passar. Pense nesse conjunto!


Barulho do chão - você ouve as "batidas" de seus sapatos ou as patas do cachorro do seu vizinho que mora no andar de cima? Ou você não quer que o apartamento de baixo reclame do mesmo barulho? Pisos frios, como azulejos, podem causar muitos ecos. Os revestimentos mais insonorizantes são os mais densos, como carpetes, pisos de madeira, pisos de mármore ou vinil. Se você estiver construindo ou reformando pisos, considere a insonorização adequada. Antes de instalar o piso e após a instalação do contrapiso, coloque uma manta de isolamento acústico no piso. Em seguida, são instalados pisos, os chamados pisos flutuantes, como laminado e madeira, com a opção de instalação já de mantas insonorizantes. Existem alternativas de mantas para pisos cerâmicos e porcelanatos, como o aglomerado de cortiça, mas seu uso é menos comum.


Se a casa estiver pronta para o piso, uma boa dica é usar um tapete bem macio para preservar o som. Você pode melhorar o isolamento acústico residencial com forro - um telhado sem forro ou lajes definitivamente é barulho! Se a sua casa não tiver laje, não a coloque diretamente sobre o azulejo. Você pode usar uma manta acústica entre as telhas e o teto para minimizar a transmissão do som. Você também pode criar tetos acústicos, de madeira ou de gesso triplo que são isolados como lajes.


Se você estiver em um apartamento (mesmo que tenha uma laje) e queira insonorizar, pode optar por usar um teto acústico. Existem vários tipos de acabamentos diferentes. O mais comum é o tipo mineral de fibra modular, existem vários modelos que podem ser colocados em sua casa.


Podemos também usar o Paisagismo como barreira. Vegetação densa de alturas variadas pode atuar como barreira sonora em uma casa, assim como terrenos irregulares cobertos de grama e vegetação.


Nos apartamentos, os jardins verticais amortecem o ruído. Mas soluções com vegetação requerem muito espaço para formar uma massa densa. Não apenas qualquer arbusto funcionará. Cuidar de uma barreira de planta requer manutenção cuidadosa.


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags