Veja dicas para fazer um isolamento acústico residencial e evitar ruídos
Você quer ter mais conforto e tranquilidade em sua casa? Então confira as dicas que o site SAIBA ANTES DE ALUGAR preparou para você sobre como fazer um isolamento acústico residencial e evitar ruídos indesejados.
Sabemos que o barulho pode atrapalhar o seu trabalho, o seu descanso e até a sua saúde. Por isso, é importante investir em soluções que reduzam ou eliminem os sons externos que invadem o seu lar. Mas como fazer isso?
Existem duas formas de melhorar o isolamento acústico da sua casa: uma é durante a construção ou reforma, e outra é com pequenas mudanças na decoração. Vamos ver cada uma delas:
Se você está construindo ou reformando a sua casa, aproveite para escolher materiais e componentes que ofereçam uma boa proteção sonora. Por exemplo, você pode optar por paredes grossas ou com mantas isolantes no interior, vidros duplos ou triplos nas janelas, portas de madeira maciça, pisos de borracha ou carpete, etc. Esses elementos vão impedir ou diminuir a passagem de ruídos entre os ambientes e do exterior para o interior da casa.
Se você não quer fazer uma obra grande, mas quer melhorar o isolamento acústico da sua casa, saiba que existem algumas dicas simples que podem fazer a diferença. Por exemplo, você pode usar tecidos grossos e fofos, como almofadas, pufes, tapetes, cortinas e cabeceiras de cama, para absorver os sons que chegam até você. Você também pode usar quadros, painéis de madeira, papel de parede ou adesivos nas paredes para filtrar os ruídos que vêm dos vizinhos ou da rua. Além disso, você pode vedar as frestas das portas e janelas com fitas adesivas ou borrachas para evitar a entrada de ar e som.
Com essas dicas, você vai conseguir ter uma casa mais silenciosa e aconchegante. Mas lembre-se: se o barulho for muito alto ou incomodar demais, você pode recorrer à lei. Desde 2013, existe uma norma da ABNT (NBR 15.575) que estabelece os níveis mínimos de isolamento acústico para edifícios residenciais. Se a sua casa não atender a esses requisitos, você pode exigir que o construtor faça as adequações necessárias ou até mesmo processá-lo por danos morais.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a ter mais qualidade de vida em sua casa!