top of page

Taxa Condominial: Cuidado com o valor informado


Se você está pensando em alugar um imóvel, é importante que você saiba exatamente quanto vai pagar de taxa condominial. A taxa condominial é o valor que os moradores de um condomínio pagam mensalmente para cobrir as despesas comuns, como água, luz, limpeza, segurança, manutenção, etc.


Muitas vezes, o valor da taxa condominial é informado pelo proprietário ou pela administradora do imóvel no anúncio de locação. Mas será que esse valor é confiável? Será que ele não vai mudar depois que você assinar o contrato?


Infelizmente, nem sempre o valor informado corresponde à realidade. Às vezes, o proprietário ou a administradora pode informar um valor mais baixo do que o praticado, para atrair mais inquilinos. Ou pode informar um valor que não leva em conta as variações sazonais ou eventuais despesas extras.


Isso pode gerar uma surpresa desagradável para você, que pode ter que pagar uma taxa condominial muito maior do que esperava. Isso pode comprometer o seu orçamento e causar problemas financeiros.


Para evitar esse tipo de situação, é recomendável que você tome algumas precauções antes de alugar um imóvel. Veja algumas dicas:


- Peça ao proprietário ou à administradora do imóvel os comprovantes de pagamento das taxas condominiais dos últimos 12 meses. Assim, você poderá verificar se o valor informado é verdadeiro e se há alguma variação ao longo do ano.


- Verifique se a taxa condominial inclui o consumo de água individual ou coletivo. Se for coletivo, saiba que o valor pode variar de acordo com o consumo dos outros moradores. Se for individual, verifique se há algum medidor de água no imóvel e se ele está funcionando corretamente.


- Verifique se há alguma previsão de aumento da taxa condominial ou de cobrança de taxas extras nos próximos meses. Isso pode acontecer por causa de obras, reformas, melhorias ou emergências no condomínio.


- Verifique se há alguma inadimplência ou pendência do proprietário com o condomínio. Se houver, você pode ter que arcar com os custos ou ter problemas jurídicos.


- Verifique se há alguma cláusula no contrato de locação que estabeleça quem é responsável pelo pagamento da taxa condominial e como será feito esse pagamento. Geralmente, o inquilino é responsável pelo pagamento da taxa condominial e deve fazê-lo diretamente ao condomínio ou à administradora. Mas há casos em que o proprietário assume essa responsabilidade e repassa o valor ao inquilino junto com o aluguel.


Seguindo essas dicas, você poderá evitar surpresas na taxa condominial e alugar um imóvel com mais segurança e tranquilidade.


Espero que esse texto tenha sido útil para você!

Kommentarer


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags
bottom of page