Briga entre vizinhos


confusao.jpg

As brigas entre vizinhos não são raras. É difícil encontrar uma rua ou condomínio que nunca tenha registrado um desentendimento entre moradores. Os conflitos podem ser considerados naturais quando pessoas distintas precisam conviver juntas. Na maioria das vezes, uma boa conversa e doses de bom senso são suficientes para resolver os impasses.


Na maioria das vezes, as brigas entre vizinhos que ocorrem em prédios ou condomínios costumam respingar nos síndicos. Pela posição que ocupam, eles têm de agir de alguma forma. O problema é quando são acusados de tomar partido de um ou outro lado. Para evitar esse tipo de situação, o síndico precisa ser o mais claro possível. Esclarecer o que pode e o que não pode, e explicar todas as regras do regimento interno e da convenção do condomínio. O ideal é evitar uma segunda conversa. Quando não consegue evitar o confronto, o síndico deve intermediar a relação, sempre tentando resolver o conflito de maneira amigável.


Caso isso não ocorra, a Justiça tem sido cada vez mais acionada para resolver brigas entre vizinhos. Para driblar a morosidade das vias comuns da Justiça, os conflitos entre vizinhos são levados aos Juizados Especiais. Neles, é buscada a conciliação amigável como forma de restabelecer a harmonia entre moradores. Isso, na maioria das vezes é conseguido.

Brigas por conta do barulho provocado pelos moradores vizinhos, sujeira, infiltrações em paredes conjuntas e animais de estimação, destacam-se entre as reclamações mais corriqueiras nos Tribunais.


É importante sempre tratar essas situações com muita calma e educação. Tratar seu vizinho de forma gentil ajuda a resolver o problema. Falar alto e gritar com as pessoas te fazem perder a razão. Se mesmo uma conversa cordial não ajudar, procure fazer o registro da reclamação no livro do condomínio. Sempre cobre do síndico o conhecimento da situação.


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags