top of page

Golpe do falso aluguel: saiba como identificar e se proteger




Você está procurando um apartamento para alugar e encontra um anúncio que parece perfeito: ótima localização, preço acessível, fotos atraentes. Você entra em contato com o suposto proprietário e ele te envia um contrato de locação, pedindo um depósito antecipado para garantir a reserva. Você faz o pagamento e aguarda a entrega das chaves. Mas, para sua surpresa, você descobre que foi vítima de um golpe: o apartamento não existe ou pertence a outra pessoa, e o falso dono desapareceu com o seu dinheiro.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esse é um exemplo de um golpe do falso aluguel, que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. Segundo a Polícia Civil, só em 2023 foram registrados mais de 500 casos desse tipo de crime em todo o país, causando um prejuízo de mais de R$ 10 milhões aos consumidores.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas como se proteger desse tipo de golpe? Aqui estão algumas dicas para você ficar atento antes de alugar um imóvel:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Desconfie de ofertas muito vantajosas, que oferecem um valor muito abaixo do mercado ou condições muito facilitadas. Lembre-se que se a esmola é demais, o santo desconfia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Pesquise sobre o imóvel e o anunciante na internet. Verifique se o endereço e as fotos são reais, se o nome e o telefone do proprietário são verdadeiros, se há reclamações ou denúncias sobre o anúncio em sites de defesa do consumidor ou redes sociais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Prefira alugar imóveis por meio de imobiliárias ou plataformas confiáveis, que oferecem garantias e segurança para ambas as partes. Evite fazer negócios diretamente com desconhecidos, sem intermediários ou testemunhas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Não faça nenhum pagamento antecipado sem antes visitar o imóvel pessoalmente e conferir se ele está de acordo com o anunciado. Exija um recibo ou comprovante de pagamento, e verifique se os dados bancários são do mesmo titular do contrato de locação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

- Leia atentamente o contrato de locação antes de assinar, e verifique se ele contém todas as informações necessárias, como dados do locador e do locatário, valor do aluguel e das taxas, prazo e forma de rescisão, multas e penalidades, etc. Se possível, consulte um advogado ou um especialista em direito imobiliário para tirar suas dúvidas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Seguindo essas dicas, você pode evitar cair no golpe do falso aluguel e alugar um imóvel com tranquilidade e segurança. E se você suspeitar ou for vítima de um golpe, não hesite em denunciar à polícia e aos órgãos de defesa do consumidor. Assim, você ajuda a combater esse tipo de crime e a proteger outros consumidores!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Espero que este texto tenha sido útil para você!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags
bottom of page