top of page

Ano novo, casa nova: como fazer a melhor escolha




O ano novo é uma época de renovação, de mudanças, de novos planos e sonhos. E para muitas pessoas, isso também significa buscar um novo lugar para morar. Se você está pensando em alugar um imóvel, seja para morar sozinho, com a família ou com os amigos, confira algumas dicas que podem te ajudar a escolher o melhor lugar para você.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Defina o seu orçamento

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O primeiro passo para escolher um imóvel para alugar é definir o seu orçamento. Você precisa saber quanto pode gastar com o aluguel, o condomínio, o IPTU, as contas de água, luz, gás, internet, etc. Uma boa regra é não comprometer mais do que 30% da sua renda com o aluguel. Assim, você evita se endividar e ainda sobra dinheiro para outras despesas e lazer.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Escolha a localização

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A localização é um fator muito importante na hora de escolher um imóvel para alugar. Você precisa levar em conta a sua rotina, a sua mobilidade, a sua segurança e o seu bem-estar. Procure um imóvel que fique próximo ao seu trabalho, à sua faculdade, ao seu comércio, ao seu lazer, ao seu transporte, etc. Assim, você economiza tempo, dinheiro e estresse no seu dia a dia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Avalie o imóvel

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Antes de fechar o contrato, você precisa avaliar o imóvel com cuidado. Verifique as condições da estrutura, da pintura, da hidráulica, da elétrica, dos móveis, dos eletrodomésticos, etc. Veja se tudo está funcionando bem, se há algum defeito, se há algum vazamento, se há algum risco de infiltração, de mofo, de pragas, etc. Também observe a ventilação, a iluminação, a acústica, a privacidade, a vizinhança, etc. Não se deixe levar apenas pela aparência, mas também pela funcionalidade e pela qualidade do imóvel.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Leia o contrato

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por fim, antes de assinar o contrato, leia-o com atenção. Verifique se todas as informações estão corretas, se todas as cláusulas estão claras, se todos os direitos e deveres estão especificados, se há alguma multa, reajuste, garantia, etc. Se tiver alguma dúvida, pergunte ao proprietário ou ao corretor. Se tiver alguma discordância, negocie ou procure outro imóvel. Não assine nada sem ter certeza do que está fazendo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Espero que este texto tenha sido útil para você!


Comentarios


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags
bottom of page