Garagem pode virar depósito?
top of page

Garagem pode virar depósito?


Morar em condomínio não é uma tarefa fácil. Exige flexibilidade e jogo de cintura, já que todos os moradores precisam se adaptar ao regimento interno e chegar a um acordo quando houver pautas em votação.

Mas nem só de reuniões e assembleias vivem os condôminos. Há outros pequenos incômodos que necessitam ser resolvidos no dia a dia. E, como fazem parte da rotina, vão exigir muita diplomacia dos envolvidos. Esse pode ser o caso de quem acaba fazendo da garagem um espaço para depósito. Já passou por isso? Então veja algumas dicas de como resolver:


Meu apartamento tem vaga de garagem


Parabéns a você! Não é todo mundo que consegue encontrar um bom apartamento para alugar e que ainda contemple vaga de garagem. Principalmente em localidades onde os prédios são mais antigos. Mas isso pode se tornar um transtorno se o condomínio não tiver uma convenção clara sobre o que pode e o que não pode ser feito com esse tipo de espaço. Não entendeu? A gente explica. Acontece que nem sempre a pessoa que alugou o imóvel com direito a vaga de garagem tem carro. A princípio isso não é um problema, a não ser que ela queira usar o espaço “que lhe é de direito” para outros fins, como depósito, por exemplo.


Posso usar minha vaga para guardar coisas?


Bom, se essa for a sua realidade ou a realidade do seu vizinho, é bom saber antecipadamente que, antes de reclamar seus direitos (ou reclamar do direito dos outros), alguns pontos devem ficar esclarecidos:


· A convenção do prédio permite esse tipo de uso?

· Em caso afirmativo, há regras para esse uso?

· Em caso de não haver nada registrado a respeito, posso usar o espaço como bem entender?


Antes de sair guardando suas coisas na vaga (sem uso) ou antes de ir chatear seu vizinho com reclamações infundadas, procure respostas para as questões anteriores. Se a convenção do prédio permite e não impõe nenhuma regra de uso para este fim, então, o locatário tem total autonomia para usar o espaço como desejar. Agora, se a convenção estabelece regras, fica claro que é obrigatório segui-las.


Acontece que nem todas as pessoas são providas de um bom senso nato. Nesse caso, a situação deve ser discutida em assembleia onde cada morador deverá expor suas ideias e votar para decidir democraticamente a situação.


Vou chamar o síndico!


Pode ser que a questão não seja tão fácil de ser resolvida. Os envolvidos podem fazer “jogo duro”, e é aí que o síndico deve entrar com sua autoridade. Resolver esse tipo de questão deve levar em conta não apenas o direito do locatário, mas o bem-estar comum.


Usar garagens como depósito pode atrair animais indesejados como ratos, baratas e aranhas que adoram conviver com guardados em geral. E também pode não ser uma boa alternativa caso os demais moradores usem o espaço para estacionar seus carros. Acidentes podem acontecer e danificar os veículos.


Assim, o sindico deverá usar toda sua habilidade de líder para tentar um acordo entre todas as partes, sem que ninguém se sinta invadido. Se a opção for aprovar o uso do espaço de garagem para depósito, então que sejam impostas algumas regras, tais como:


· Deixar os materiais em caixas lacradas ou armários (caso o prédio opte por instalá-los)

· Nunca ultrapassar os limites do seu box

· Nunca ultrapassar a altura permitida com pilhas de coisas

· Manter a limpeza e a ordem


Como conciliador, o síndico deve sempre tentar manter a paz entre os moradores e agradar a todos (quando for possível). Portanto, estabelecer algumas regras de uso das áreas comuns e ouvir a opinião de todos a respeito do assunto são passos iniciais importantes para o decorrer de todo o processo. A dica final é: evite reclamar ou criar conflito mesmo que você esteja apenas fazendo uso de seus direitos. Lembre-se de que você ainda vai permanecer morando naquele local por algum tempo, então, é melhor se tornar adepto da política da boa vizinhança. Assim todos saem ganhando.


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags
bottom of page