Como ser um bom vizinho - Vivendo em casa
top of page

Como ser um bom vizinho - Vivendo em casa


Estar em condições ruins com o seu vizinho pode tornar sua vida frustrante, dia após dia. Mas tomar um tempo para estabelecer o bom relacionamento com seus vizinhos tem inúmeros benefícios. A Comunidade será mais amigável, o bairro mais seguro e a área um lugar mais agradável e mais confortável para viver.


1 - Apresente-se. Se você é novo no bairro, ou se novos moradores se mudaram para seu bloco, apresente-se. Diga olá, ofereça um presente de boas-vindas e aproveite para perguntar sobre a área local: “Onde é a pizzaria mais próxima?” ou "O caminhão de lixo passa quais dias?”.


2 - Considere o estilo de vida de seus vizinhos. Conheça seus vizinhos – o que eles fazem para ganhar a vida, como são seus horários, e assim por diante. Às vezes, você pode resolver os problemas antes que eles sequer comecem; por exemplo, se eles trabalham à noite, manhãs tranquilas serão importantes para eles. Se têm filhos pequenos, uma noite tranquila será muito importante para eles. Da mesma forma, dê a eles informações que vão "ajudá-los" a serem mais atenciosos com o seu estilo de vida. Se você faz muitas coisas no seu quintal, ou se seu filho adolescente toca bateria, avise-os antecipadamente e diga que, se estiver fazendo muito barulho, eles não devem hesitar em te comunicar.


3 - Lembre-se das paredes compartilhadas. Se você estiver em um terraço, condomínio, casa geminada ou qualquer estrutura onde você e seus vizinhos compartilham espaços adjacentes, posicione aparelhos domésticos ruidosos como máquinas de lavar roupa e secadoras – mesmo TVs e alto-falantes – longe de paredes divisórias. Se você mora em cima de alguém, considere colocar esteiras de borracha ou linóleo debaixo de seus aparelhos para amortecer ou abafar o ruído, e lembre-se de que alguém lá embaixo pode ouvi-lo andando (então minimize a quantidade de vezes que você usa salto alto dentro de casa, por exemplo).


4 - Controle seu cachorro. Mantenha o seu cão em uma coleira quando for passear pelo bairro, principalmente se ele tem o hábito de correr desenfreadamente pelas ruas. Lembre-se de levar um saco plástico para limpar a rua após o cão fazer suas necessidades básicas. Se você tem um cão particularmente barulhento, isso também pode se tornar uma fonte de discórdia para com seu vizinho. Ponha-se no lugar dele e imagine quão chateado você ficaria se você, ou talvez seu recém-nascido, fosse acordado de uma soneca muito necessária pelo latido repentino de um cachorro vizinho. Se você tem problemas em controlar os latidos ou choramingos do seu cão, tente procurar aconselhamento do seu veterinário local ou uma organização local de animais.


5 - Pratique a etiqueta de estacionamento. Quando você estacionar seu veículo, tenha a certeza de não bloquear o acesso de qualquer pessoa, ou de fazê-la ter que sair de um lugar muito apertado. Não acelere demais o motor do seu carro ou moto no início da manhã ou tarde da noite. Estacione em frente à sua casa, não da deles. Evite bater suas portas ou direcionar seus faróis às janelas do seu vizinho tarde da noite.


6 - Avise seus vizinhos sobre festas. Se você está planejando uma festa, certifique-se de deixar seus vizinhos bem avisados, deixe-os a par de quando vai começar e quanto tempo você acha que vai durar. Deixe-os com um número de telefone de contato, se eles precisarem lhe pedir para abaixar o volume. E, se você se dá bem com seus vizinhos, por que não convidá-los também? Quando se tratar de uma festa particular, peça aos seus convidados para serem silenciosos quando sair.


7 - Mantenha seu jardim arrumado. Capine seu jardim regularmente, porque a presença de ervas daninhas em seu quintal não é só feia, mas também pode se espalhar para o quintal do seu vizinho. Corte o gramado regularmente e mantenha suas flores, árvores e arbustos adequadamente podados. Guarde seus equipamentos assim que você terminar de usá-los. Pergunte se seu vizinho tem sensibilidades químicas, crianças pequenas ou animais de estimação antes da aplicação de pesticidas.


8 - Controle sua churrasqueira ou fogueira no quintal de casa. Posicione-as onde a fumaça e o cheiro provavelmente não vão incomodar tanto na propriedade de seu vizinho. Tal como acontece nas festas, avise-os com antecedência sobre suas intenções, uma vez que eles podem ter planejado secar suas roupas no quintal naquele mesmo dia!


9 - Coloque o lixo para fora no dia certo. Somente colocando o seu lixo pra fora no dia em que ele será recolhido. Se você acidentalmente perder a coleta, traga-o de volta para sua propriedade imediatamente e tente guardá-lo bem. Lixo pode atrair vermes, insetos e outras pragas e também é desagradável à vista.


10 - Comunique-se com seu vizinho. Acima de tudo, mantenha contato com seus vizinhos regularmente e mantenha-os no seu círculo. Lembre-se de que a boa convivência é regra de ouro. Mantenha os canais de comunicação abertos, lembrando-lhes que, se você estiver fazendo qualquer coisa que os perturbe, eles devem se sentir confortáveis para te abordar sobre isso.


11 - Esteja atento à movimentação do seu bairro. Mesmo se você não está em uma comunidade que possui "vigilância de bairro", fique de olho em alguém que você não conhece agindo de forma suspeita em torno da propriedade de seu vizinho. Em caso de dúvida, chame a polícia para que eles rapidamente possam eliminar qualquer atividade criminosa.


12 - Convide-os para um café, ou ofereça-se para tomar conta de seus animais de estimação enquanto eles estiverem longe. Eles vão fazer o mesmo por você.


13 - Se você ouvir alguma notícia do bairro (eventos, crimes, coleta de lixo especial, evento especial, restrições de estacionamento, etc.) dê um toque neles por e-mail.


14 - Seja bom para seus novos vizinhos – Quando alguns novatos estiverem se mudando para perto de você, receba-os. Eles serão gratos a você e te agradecerão com um bolo delicioso.


Vizinhos realmente bons atentam-se para o outro. Pedem conselhos e oferecem ajuda, especialmente em questões que afetam a vizinhança maior. Respeitam os limites de cada um, mas são rápidos para ajudar em uma crise. Eles procuram oportunidades para colaborar e socializar. Grandes vizinhos fazem grandes bairros, e vale a pena o esforço.



Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags
bottom of page