8 dicas para quem vai desocupar um imóvel locado

Veja essas 8 dicas que vão te ajudar a passar na vistoria final evitando uma parte do estresse que é encerrar um contrato de locação em tão pouco tempo.
Dica nº 01
Tenha em mãos a vistoria inicial do imóvel e se houve contestação da sua parte tenha esta também. O imóvel locado deverá ser entregue exatamente como foi recebido então siga exatamente o que consta na vistoria inicial e sua contestação. Faça um pente fino no imóvel comparando o que consta na vistoria inicial com o que está visualizando e não invente ou ache, siga exatamente o que diz o documento. Aquilo que não estiver de acordo com a vistoria deverá ser anotado por você para providenciar o reparo ou a busca junto a imobiliária/locador sobre o que deve ser feito.
Dica nº 2
A maioria das vistorias contém pintura nova. Pintura nova é pintura recente providenciada pouco tempo antes da locação sem ter sido utilizado o imóvel por terceiros e assim deverá ser devolvido o imóvel.
As vistorias costumam trazer a marca e cor da tinta bem como seu tipo para paredes, rodapés, portas e janelas e marcos. Não ache que ninguém vai notar que em vez de uma tinta semi brilho você colocou uma fosca e que vai ficar tudo bem. Use exatamente o que constar na vistoria.
Paredes com mofo em geral deixam manchas na pintura então mande lavar as paredes antes de pintar para não ter a pintura recusada. Fatos que recusam a pintura:
1) manchas de mofo;
2) marcas da brocha ou pincel;
3) respingos de outra cor;
4) cor da tinta errada, diferente do que foi recebido;
5) pintura desbotada, aguada;
6) pintura por cima de fios, sem retirar tomadas e bojos de luz. 7) pintura por cima de buracos em madeiras provenientes de cupim, tape os buracos.
Dica nº 3
Energia elétrica e água não devem ser desligadas antes da vistoria final para que o vistoriador teste as tomadas de luz e a energia bem como torneiras e registros. Se a vistoria diz que está tudo em ordem não devolva nada pingando ou com cano vazando. Atenção especial a hidra das descargas de vasos sanitários que não devem estar fazendo barulho ou vazando.
Terminada a vistoria NÃO ESQUEÇA de fechar os registros do imóvel evitando vazamentos enquanto estiver o imóvel vazio. Peça ao vistoriador que coloque na vistoria que fecharam os mesmos.
Ar condicionado, ventiladores e qualquer aparelho eletrônico que estava no imóvel locado ao desocupar chame logo um profissional para providenciar a limpeza e fornecer laudo de que funcionam, em perfeito estado de conservação. O que estiver estragado conserte o que não tem conserto por ser velho solicite laudo para que não precise colocar um novo.
Dica nº 4
Móveis que pertençam ao imóvel. Atenção especial ao móvel da pia da cozinha e dos banheiros. Se a vistoria constar que recebeu em perfeito estado verifique a parte de trás dos armários, se estiver estufado significa que água foi durante o tempo do contrato, escorrendo entre a parede e o armário e você deverá antes da vistoria resolver este problema. Não é preciso comprar armários novos mas a parte estufada deverá ser trocada por outra igual ou de mesmo material. Uma dica é durante o contrato cuidar da vedação com cola de silicone para que isso não ocorra.
Móveis dos quartos e sala devem estar com todos os puxadores iguais, bem presos. Sintomas de cupim devem durante a locação ser tratados pelo inquilino e infestações comunicado ao locador. Na saída do imóvel não é exigido troca por ação de cupim que é praga urbana a não ser que os teus móveis provocaram o problema.
Dica nº 5
Furos na parede, taxinhas nas portas, qualquer coisa grudada em cerâmicas e vidros devem ser corrigidos. Se você providenciou furos nas paredes antes de pintar devem ser tapados e lixados deixando a parede lisa não com ondulações de excesso de massa corrida. Evite fazer furos em portas e colar adesivos em janelas, a cola de baixa qualidade pode te obrigar a ter que trocar o vidro inteiro. Vidros lascados e rachados devem ser trocados. Venezianas com fitas torcidas, distorça, veneziana trancando no sobe e desce mande consertar
Dica nº 6
O piso é o temor de todo o imóvel, em imóveis velhos dê atenção especial a vistoria inicial que deve informar, cupim, taco solto, riscos, manchas e o estado em geral que na maioria de imóveis muito antigos é ruim. No final do contrato deve ser devolvido da mesma forma não pior.
Em imóveis novos riscou, consertou, porque em pisos como lajota se pode troca-la e em laminados os riscos são consertados com produtos e profissionais adequados. Estufou a lajota, estufou a ripa do laminado fale com o locador antes de trocar.
Dica nº 7
Exija comparecer na vistoria final, é seu direito e uma vistoria unilateral pode judicialmente ser contestada. O mesmo ocorre se o proprietário quiser verificar o imóvel, ele terá que vir na mesma data em que você e o vistoriador fizerem a vistoria final. O não comparecimento de quem foi notificado a comparecer implica em aceitar o que a vistoria final informar.
Lembre-se de que se você fez uma contestação da vistoria inicial é muito provável que o vistoriador chegue sem ela por esquecimento da imobiliária então leve uma cópia junto com a sua para entregar a ele. Se este se recusar a fazer a vistoria e aceitar a copia solicite nova data pois não se pode vistoriar o imóvel sem os documentos pertinentes. Contate na mesma hora a imobiliária.
Dica nº 8
Lembre-se: na locação o que não está escrito não tens como provar; promessas de corretores e imobiliária só tem valor se tiver escrito; locador não pode recusar entrega das chaves, se ocorrer deposite em juízo; não desligue a luz antes da vistoria, sempre mande desligar a luz e pague a conta final se estiver em teu nome; havendo divergências procure imediatamente um advogado.
Fonte:
Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!