O que considerar na hora de alugar seu primeiro apartamento


Agora você está iniciando uma vida mais independente e quer sair da casa dos pais ou morar sozinho simplesmente, para conquistar mais espaço e liberdade. Ou então pretende juntar ou se casar com alguém que você ama e quer alugar um apartamento no intuito de economizarem e serem capazes de comprar um imóvel próprio no futuro.


Qualquer que seja seu caso, é importante ficar atento a vários aspectos na hora de alugar um apartamento. Afinal, você não quer que nada saia erado logo no período em que está começando sua independência, não é? Veja a seguir o que considerar na hora de alugar seu primeiro apartamento!


Confira a localização do imóvel

A locação do imóvel não se trata de um investimento imobiliário ou de um local em que você vá, necessariamente, ficar por longo tempo. Assim, uma das coisas mais relevantes a se pensar é como o apartamento vai facilitar sua vida e a rotina das pessoas que morarão com você. Analise bem as características da localização do imóvel: se a rua tem muito barulho, a região é segura, se fica perto das vias de transporte urbano e serviços comerciais e hospitalares, ou melhor, em que ele mostra vantagens para as suas demandas e necessidades.


Visite o imóvel em diferentes momentos

Antes de tomar a decisão final do aluguel, visite o imóvel durante o dia e durante a noite, pois alguns lugares apresentam movimentações e circunstâncias bem diversas em horários diferentes. Detalhes de segurança, por exemplo, serão mais bem apreciados à noite, enquanto que a incidência de luz natural vai ser um aspecto a ser considerado de dia. Frequente o local também em um final de semana e veja como é a movimentação.


Calcule o quanto você irá gastar

É importante ter uma boa noção de seu orçamento para saber o quanto você pode realmente pagar de aluguel. Saiba que as despesas dos apartamentos, como as taxas extras de condomínio que são cobradas algumas vezes, correm por conta dos proprietários. Mas alguns gastos, como as taxas de serviços (água, luz, internet) e o IPTU, algumas vezes podem ser negociados para que o inquilino os pague por fora, em outras situações estão incluídos no valor total do aluguel. Procure saber, anote tudo o que você vai gastar e veja como isso vai impactar no seu orçamento.


Faça uma vistoria minuciosa no imóvel

As fotos do anúncio já poderão te indicar se o imóvel atende às suas expectativas, mas você só terá certeza disso se for até o lugar e investigar suas condições estruturais e acabamentos. Se o lugar estiver sendo alugado já com mobília e utensílios diversos, faça uma lista dos itens e assine-a, junto com o senhorio do imóvel. Essa é uma boa maneira de se proteger no futuro, se houver problemas com algum artigo que veio com o apartamento. Se você tiver carro, veja se o aluguel dá direito a uma vaga na garagem.


Analise a situação legal do contrato e do condomínio

Antes de assinar o contrato de aluguel, é importantíssimo ler e entender todas as cláusulas do ajuste. Só assine se você concordar com tudo o que estiver registrado. Outra coisa que você deve fazer é observar as regras do condomínio, para você entender se vai se adaptar naquele lugar. Estude a Convenção do Condomínio e o Regimento Interno.


Fonte:

http://www.imovelrapido.com.br/blog/alugar-meu-primeiro-apartamento


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags