O imóvel alugado está com problemas na estrutura? Veja o que fazer e de quem é a responsabilidade
Infiltrações, rachaduras, vazamentos e problemas de encanamento. Na hora de alugar um imóvel é muito importante fazer uma vistoria no local para verificar se não há “maquiagem” em cima de problemas comuns, devido ao desgaste e uso.
Mas como saber se ao alugar o imóvel, esses problemas não estão escondidos?
Primeiro, antes de alugar o imóvel, é preciso pedir uma vistoria ao locatário. Faça todas as perguntas necessárias e tire as dúvidas. Depois, peça para que seja feito um termo, que contenha um relatório com o atual estado do imóvel. Esse termo, para quem vai alugar com imobiliária, normalmente é repassado para o locador assinar.
O segundo passo é o contrato. Verifique quais são as condições que o locador deverá entregar o imóvel, se estão compatíveis com o atual estado do imóvel.
Se o imóvel apresentar problemas depois de alugado, que não foram vistos na vistoria?
Os chamados vício oculto em imóveis, são os problemas mais comuns que aparecem depois que o inquilino entra no local. São infiltrações, goteiras, problemas no encanamento e outros. O problema é que a maioria dos inquilinos acaba entrando em conflito com os proprietários na hora de pedir esses reparos.
De quem é a responsabilidade na hora dos reparos?
Essa é uma grande questão em discussão entre imobiliárias, proprietários e inquilinos. Os direitos do locatário sempre estarão definidos no contrato de aluguel. Por isso, verificar com cautela o contrato antes de alugar é fundamental para não ter prejuízo depois.
Os problemas de estrutura do imóvel, normalmente são de responsabilidade do proprietário. Por exemplo: uma casa é alugada e há falta de água no bairro constantemente. O inquilino não consegue utilizar a pouca água que fica armazenada na caixa d’agua. Aí, neste caso, o inquilino pode pedir uma troca, para que o armazenamento da caixa d’agua seja maior e assim não tenha mais problemas.
O inquilino é responsável pela manutenção
Outro exemplo é o caso de infiltrações. Normalmente os proprietários conseguem “camuflar” o problema, com pintura nas paredes e na estrutura. Aí, se não há nenhuma cláusula no contrato sobre essa manutenção e o problema volte a persistir logo após o aluguel, o inquilino é que terá que entregar o imóvel com a pintura de camuflagem do problema. Se o inquilino for permanecer no imóvel, deverá mesmo fazer a manutenção.
Fonte:
Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!