Como funciona a análise cadastral na locação de imóveis


Análise cadastral é decisora para saber se você irá conseguir alugar o imóvel desejado.

Para alugar um imóvel na imobiliária, existem alguns processos que devem ser cumpridos para a autorização da locação. Um desses, é a análise cadastral, nele é avaliado a idoneidade econômica e financeira dos locatários e fiador.


Isso é de extrema importância durante a locação, pois é nesse momento que será calculado se o inquilino tem condições de arcar com as despesas do aluguel. Para que não ocorra problemas de inadimplência e nenhuma das partes saiam prejudicadas.


Depois de escolher o imóvel desejado, você deverá optar pelo tipo de garantia locatícia. As três modalidades mais comuns são: fiador, seguro fiança e título de capitalização.


Após esse processo, deverá ser preenchida a ficha cadastral. Nesse momento, a imobiliária irá fazer a análise. Para avaliação do cadastro são consultados alguns órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.


Também são solicitados alguns documentos padrões como identidade, CPF, comprovante de residência e contatos de referência. Comprovantes de renda como contracheque, extratos de cartões ou imposto de renda podem ser pedidos.


Com todos esses documentos reunidos irá iniciar o processo de análise. Normalmente, as imobiliárias possuem um setor próprio ou terceirizam essa atividade em empresas especializadas. O cadastro demora de 24h a 48h para ser liberado.


Tudo isso, para comprovar se a renda do futuro inquilino será compatível com o valor do aluguel do imóvel. A média do mercado imobiliário é uma renda de até três vezes o valor da soma do aluguel mensal com a taxa do condomínio.


Quem define se o cadastro será aprovado é a imobiliária ou proprietário do imóvel, no caso da locação direta. Caso a renda seja insuficiente ou fique próxima ao valor, o cadastro pode não ser autorizado e o inquilino terá que optar por um outro imóvel.


Se o cadastro for aprovado, começa a etapa da assinatura do contrato e a mudança para o novo lar.


Fonte:

http://www.casagrandenetimoveis.com.br/blog/analise-cadastral-locacao-imoveis/


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes