Móveis deixados pelo locatário não desobrigam fiador da garantia em relação às obrigações contratuai
top of page

Móveis deixados pelo locatário não desobrigam fiador da garantia em relação às obrigações contratuai


A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade que a entrega de bens móveis pelo locatário ao locador para honrar débitos referentes a obrigações contratuais não desobriga o fiador da garantia. Mesmo que o locador não devolva os móveis ou os utilize e os deteriore, e mesmo que eles tenham valor suficiente para cobrir o débito, o fiador ainda é responsável pela garantia.


No caso avaliado pela turma, dois fiadores foram executados por uma dívida baseada em um contrato de locação comercial e alegaram não serem responsáveis por contas de água, luz e condomínio atrasadas. Eles argumentaram que o valor da dívida não era líquido e certo e que houve um excesso de penhora. No entanto, as alegações foram rejeitadas na primeira instância e confirmadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.


O relator, ministro Luis Felipe Salomão, explicou que o Código de Processo Civil preconiza que uma ação relativa a uma dívida constante de título executivo não impede o credor de promover a execução. Ele também destacou que a fiança é o contrato pelo qual o fiador garante, perante o credor, uma obrigação assumida pelo devedor e coloca à disposição todo o seu patrimônio para garantir a dívida.


Dessa forma, o relator negou provimento ao recurso especial, afirmando que a sentença e o acórdão afastaram a possibilidade de desoneração do fiador, uma vez que a existência dos móveis em poder do locador não concedeu privilégios ou garantias a ele. Assim, o fiador continua sendo responsável pela garantia da dívida.


Fonte:


Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
Procure por Tags
bottom of page