Coliving: saiba como funciona a moradia compartilhada
Você sonha em fazer uma faculdade, mas não tem condições de morar na cidade onde fica o curso? Você não está sozinho. De acordo com o IBGE, mais de 7 milhões de brasileiros se mudaram para outras cidades por motivos de trabalho ou estudo. Mas sabemos que nem sempre é fácil se adaptar ao custo de vida de um novo lugar.
Por isso, muitas pessoas buscam alternativas para economizar na moradia, como dividir o espaço com outras pessoas. E é aí que entra a ideia de moradia compartilhada. Você sabe o que é e como funciona? A moradia compartilhada é uma forma de alugar pequenos apartamentos individuais ou coletivos, que contam com uma sala e uma cozinha compacta, e que dão direito a usar áreas comuns como lavanderia, escritório, sala de jogos e até quintal. Os contratos são feitos com empresas especializadas em coliving ou casas compartilhadas, como Uliving, Kasa e Share.
A vantagem é que você não precisa se preocupar com móveis, internet e limpeza, pois tudo já está incluso no valor do aluguel. Algumas empresas ainda oferecem opções de alimentação, como pizzarias e hamburguerias. Assim, você tem mais comodidade e praticidade no seu dia a dia, podendo se dedicar aos seus estudos e aproveitar melhor o seu tempo. Os preços variam de acordo com a casa escolhida. Por exemplo, na Uliving, o aluguel fica entre R$ 1.280,00 e R$ 2.280,00.
Mas qual é a diferença entre moradia compartilhada e moradia estudantil? A moradia estudantil é aquela em que vários estudantes dividem a mesma casa ou apartamento, podendo ter ou não quartos separados, mas compartilhando o restante do espaço. O aluguel é pago diretamente ao dono do imóvel e nem sempre as casas são mobiliadas. Já nas moradias compartilhadas, o aluguel é fixo e pago diretamente à empresa. Além de não serem exclusivas para estudantes, o grande diferencial está nos serviços extras.